Antes de investir o seu dinheiro, é importante ter conhecimento dos descontos e rendimentos líquido final.

Apesar do pouco conhecimento da população, os rendimentos obtidos através do Tesouro Direto são submetidos ao Imposto de Renda. Por isso, antes de investir o seu dinheiro, é importante ter conhecimento dos descontos e rendimentos líquidos finais.

Tesouro Direto: O que é?

O Tesouro Direto é um programa que possibilita aplicações de capitais através de uma plataforma digital. As opções são rentáveis e superiores à alguns investimentos tradicionais. Vale lembrar que por ser um título público, a garantia e segurança da aplicação é maior ainda.

O valor mínimo para aplicar no Tesouro Direto é de R$30. O investimento no Tesouro Direto deve ser pensado a longo prazo. Ou seja, se você pretende gastar o resultado daqui 5 a 10 anos, ele pode ser o ideal para você. Um outro ponto importante, é que a incidência de Imposto de Renda sobre o ganho é menor quando o prazo de aplicação é maior.

Como faço para investir no Tesouro Direto?

Mesmo com a inclusão de taxas de administração sobre o lucro, a maneira mais fácil de aplicar no Tesouro Direto é através de um fundo de aplicação.

A compra direta também pode ser uma boa alternativa. Você pode realizar esse procedimento através da plataforma online do Tesouro Direto. Para aplicar o seu dinheiro desta forma, é preciso que você faça um cadastro em uma instituição financeira habilitada pelo Tesouro.

Conhecidos como agentes de custódia, eles precisam estar listados na hora de concluir o seu cadastro na plataforma do Tesouro. Por conta dessa exigência, a viabilidade do investimento é prejudicada, visto que as taxas impostas pelos contratos privados de instituições financeiras diminuem a quantidade do lucro.

Imposto de Renda no Tesouro Direto: Qual é o valor?

O Imposto de Renda é aplicado somente em cima dos lucros obtidos através dos juros do título. Se você investir R$2.000,00 e os juros anuais forem de 13%, a incidência no final do ano será de 20% de imposto de renda sobre o lucro bruto de R$230,00.

Abaixo você confere uma tabela que especifica o prazo de aplicação em relação a taxa de Imposto de Renda.

Prazo de resgate IR (%)
Até 180 dias 22,5%
De 181 até 360 dias 20%
De 361 até 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

Informar o valor do rendimento líquido é essencial na hora de ajustar e declarar o Imposto de Renda.

Fonte: Conteúdo adaptado do portal https://www.foregon.com