Em um mercado exigente e competitivo como o dos dias de hoje, uma empresa precisa estar sempre pronta para tomar as melhores decisões. Para isso, o melhor aliado será um amplo conhecimento de tudo que se relaciona ao seu negócio.

Isso porque o âmbito empresarial e a contabilidade trazem palavras e termos próprios, cada uma com sua significação específica. Vivendo na era digital, novos termos aparecem para aumentar o já rico dicionário dos empresários. Mas dois deles, entretanto, são antiquíssimos e nem sempre tão conhecidos dos gestores, e, por isso, ainda geram certa confusão: estamos falando de “lucro líquido” e “lucro bruto”.

O lucro e a empresa

Antes de tudo, é importante definir o que é o lucro. De forma simplificada, podemos dizer que o lucro se trata do retorno positivo de qualquer investimento. Ele é a diferença concreta entre o que se recebeu e o que se gastou em uma atividade.

É possível afirmar que todo empresário quer ter lucro com sua empresa, seja vendendo calçados, vestuário, remédios, alimentos; seja prestando serviços diversos ou produzindo determinados produtos. O lucro é uma das finalidades de qualquer empresa, e faz parte de sua acepção.

Porém, o conceito contábil de lucro é mais complexo que isso. Para compreender melhor o que ele significa, é preciso aprender antes como ele é formado, e saber que ele pode ser determinado de duas formas diferentes: como lucro bruto ou lucro líquido.

Lucro bruto e lucro líquido

Lucro bruto e lucro líquido são indicativos do desempenho do negócio, se ele está indo bem, regular ou mal. Mas, embora um conceito dependa diretamente do outro, existem diferenças entre eles. Além disso, para melhor compreender o significado desses conceitos, é preciso compreender outros, como custos e receitas. Os termos lucro, custos e receitas estão muito relacionados entre si.

As diferenças entre custos variáveis, custos fixos e custo total

Custos variáveis

Custos variáveis são aqueles que variam conforme a quantidade produzida. É o valor que se gasta na produção da mercadoria, desde a matéria-prima até a sua exposição e/ou venda efetivada. No caso de serviços, engloba todos os gastos necessários para que o serviço se realize. Um exemplo de custo variável entre os impostos é o conhecido ICMS, que está diretamente ligado à quantidade de mercadorias comercializadas ou de serviços prestados.

Os insumos necessários para produzir qualquer bem são os exemplos mais claros de custo variável, pois, obviamente, quanto maior for a produção, mais a empresa terá que gastar comprando matéria-prima. Outros exemplos de custo variável são as comissões sobre venda, fretes de vendas, embalagens e quaisquer outros insumos diretamente ligados ao produto ou serviço fornecido.

Custos fixos

Custos fixos são aqueles que não dependem da quantidade produzida. Exemplos de custos fixos são o salário dos funcionários e o aluguel do imóvel onde funciona o negócio. O IPTU, imposto cobrado pelo município, também é um custo fixo. Água, luz e telefone tanto podem ser fixos quanto variáveis — vai depender dos motivos pelos quais eles são utilizados, da sua finalidade em determinados momentos.

Apesar do nome, não podemos afirmar que os custos fixos, ou custos de estrutura, permanecerão os mesmos para sempre e não sofrerão mudanças. Muito pelo contrário: o exemplo mais clássico desse tipo de custo — o aluguel — sofre reajustes com certa frequência e ainda assim é classificado como custo fixo, já que a variação em seu valor não tem relação com as oscilações na produção da empresa.

Custo total

Custo total é a soma de todos os custos da empresa, sejam eles fixos ou variáveis.

Receita bruta ou receita total

Receita bruta é a receita total e refere-se ao resultado da multiplicação do preço do produto ou serviço pela quantidade de vendas desse mesmo produto ou serviço. A fórmula matemática para o cálculo da receita total é:

Preço x quantidade = receita bruta

Também conhecida como faturamento, ela é o resultado final decorrente do ciclo de atividades de qualquer negócio.

Entendendo o lucro bruto

Lucro bruto é a diferença entre receita total e custos variáveis:
RECEITA TOTAL – CUSTOS VARIÁVEIS = LUCRO BRUTO
Ele representa a diferença entre as vendas efetivadas e o quanto se gasta na produção do produto ou na realização do serviço. É o resultado da atividade da venda de bens ou serviços.

Entendendo o lucro líquido

Lucro líquido é a diferença entre a receita total e o custo total:
RECEITA TOTAL – CUSTO TOTAL = LUCRO LÍQUIDO
É a diferença entre as vendas efetivas (de mercadorias ou de serviços) e o total de gastos da empresa (tanto os custos fixos quanto os custos variáveis). Isso quer dizer que, para calcular o lucro líquido, ainda é preciso descontar da receita bruta os custos fixos, como por exemplo funcionários, aluguel e determinados impostos e taxas.

Encontrando o lucro bruto e o lucro líquido de uma empresa
Para apurar o resultado de uma empresa, devemos começar pela receita bruta de vendas, ou seja, o valor de tudo que a empresa faturou durante o período analisado.

Dessa receita, são descontados os abatimentos, as devoluções de vendas, os descontos concedidos aos clientes e os impostos sobre as atividades comerciais. A quantia resultante será a receita líquida de vendas da empresa.

Na sequência, subtraímos desse valor o custo total de produção das mercadorias e dos serviços vendidos. O resultado dessa conta será o lucro bruto.

A partir do lucro bruto, devemos descontar os chamados custos fixos, considerando todas as despesas financeiras, operacionais, gerais e administrativas que a empresa teve no período. Ao mesmo tempo, são acrescentadas nessa parte outras receitas que possam ter sido recebidas.

Com isso, chegamos ao lucro ou prejuízo líquido, que mostrará como foi, de fato, o desempenho da empresa durante o período estudado.

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Fonte: Adaptação de texto disposto no portal http://www.advtecnologia.com.br